Biodanza e Emoções

RESUMOS

Biodanza e Emoções: Vivenciando a Linguagem do Corpo

Márcia Santos, PhD stud  | Campintegra, IPSS

RESUMO

INTRODUÇÃO: A biodanza é uma atividade que tem por objetivo promover a saúde e o desenvolvimento pessoal ao encorajar a autoexpressão através da música, movimento e interação com os outros. Segundo Toro, a biodanza facilita a ativação da expressão dos potenciais de cada pessoa a partir da deflagração de hormonas e neurotransmissores naturais, mediante a estimulação de emoções específicas (1).

OBJETIVOS: Este trabalho tem como objetivo propor uma reflexão teórica preliminar acerca do papel da biodanza na expressão das emoções.

METODOLOGIA: Foi realizada uma reflexão teórica acerca dos conceitos biodanza e emoções com a exploração e articulação dos conceitos, a partir de autores pertinentes nestas temáticas (1–3).

RESULTADOS: Damásio salienta a importância da integração entre corpo e mente (2). Sublinha-se o interesse pelo corpo, pelos instintos, pelas emoções para manter a saúde do homem (1,2). A aprendizagem não se cumpre só a nível cognitivo: existe a aprendizagem dos afetos e das emoções. A inteligência emocional é crucial pois as emoções têm relevância no que respeita à racionalidade (3). Goleman destaca os benefícios de treinar a inteligência emocional em contexto prático e de grupo, em vez de apenas teorizar e expor os conceitos acerca dos temas (4). Uma das intervenções utilizadas neste âmbito é a biodanza, que atua através de exercícios específicos que deflagram vivências e emoções harmonizadoras, as quais estimulam o ímpeto vital, a alegria, o prazer de viver, a exaltação artística, a ternura, o amor, a plenitude, entre outros (1).  A biodanza concentra-se na comunicação não-verbal, estimulando a sensibilidade táctil e a perceção musical e constituindo-se um laboratório de ensaios onde a pessoa se experimenta em novas formas de ser-no-mundo (1). A música tem um papel essencial em biodanza, pois a música deflagra a vivência, mediante a sua semântica e significado emocional.

CONCLUSÕES: Diversos estudos referem a importância da expressão das emoções, da inteligência emocional e o treino da competência emocional (2–4). Pelo seu cariz terapêutico e pedagógico e recorrendo à metodologia música-movimento-vivência, onde as pessoas podem expandir as suas competências, a biodanza constituiu-se uma abordagem inovadora nestes domínios, que deverá ser alvo de mais estudos.

Palavras-chave: Emoções, Promoção da Saúde, Dança

Não são identificados conflitos de interesses.

REFERÊNCIAS

1. Toro R. Teoria da Biodança – Coletânea de Textos. Associação Latino-Americana de Biodança, editor. Fortaleza; 1991.

2. Damásio A. O Sentimento de Si: Corpo, Emoção e Consciência. 1a edição. Temas e Debates, editor. Maia; 2013.

3. Goleman D. Inteligência Emocional. 12a edição. Temas e Debates, editor. Lisboa; 2003. 375 p. 4.        

4. Goleman D. Trabalhar com Inteligência Emocional. 5a. Temas e Debates – Círculo de Leitores, editor. Maia; 2012.

PARA RECORDAR…

One thought on “Biodanza e Emoções

  1. Muito interessante, claro e estruturado. Merecia uma palestra e discussão. Parabéns à autora. Como atividade existente e praticada apetece experimentar.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create your website at WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: